Vitória - ES - 2014

Nesse meu retorno a Vitória, quis conhecer lugares novos, pois sempre digo que é bobeira, pra não dizer burrice, alguém falar que só vai a um destino uma vez. Acredito sim, que devemos explorar esse mundão de meu DEUS, mas esse mundão é tão belo e rico que: a cada retorno se descobre algo a mais, ou seja, soma-se. (leia também Vitória 2012 - 2013)

PRAIA ILHA DO BOI

É uma canseira chegar na Ilha do Boi, afinal sobe-se morro, escadaria, desce morro. É uma praia pequena, onde não tem ponto de apoio ao turista. Pra ter noção vi apenas 3 barracas vendendo de tudo ( água, refrigerantes, cervejas, lanches, churrascos, etc.), fui tentar alugar cadeira de praia e soube que foram proibidos de alugar ou emprestar, com a desculpa de que exploram o turista. Estou acostumada a chegar em uma praia escolher uma barraca X, sentar e consumir tudo de lá e a barraca fornece guarda-sol e cadeiras como cortesia, pela preferencia.

Conversando descobri que na verdade a Ilha do Boi tem moradores com suas mansões e se não fosse os xeretas dos turistas seria uma praia particular e é por isso, esse blá, blá, blá de não poder ceder infraestrutura como guarda sol e cadeiras. Nem pense em pedir para abrir um coco, pois após beber a água fiquei frustrada, porque não pude comer aquela massinha do coco verde, porque é proibido abrir o coco. Mas tirando essas informações que eu precisava passar, lhes digo: vão sim a praia Ilha do Boi, enquanto há tempo, pois a tendência é os moradores do local conseguir provar por A + B, que o turista detona com aquele pequeno paraíso.

Pense em mar calmo, em crianças com seus castelos de areia, em árvores fazendo sombra, é um lugar delicioso.

PRAIA CURVA DA JUREMA

Após esse sobe e desce da Ilha do Boi, a dica é dar um tempinho na Curva da Jurema, tomas uma cervejinha e uma água sempre faz bem. É uma praia mais movimentada, mas do jeito que eu gosto tem serviço de apoio. Tanto que sentamos e fomos apreciar a paisagem.

Da Curva da Jurema, dá para ir ao Shopping Vitória a pé.

AS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS

Produto de origem indígena, o barro usado para a fabricação das panelas é especial e só é encontrado no Vale do Mulembá, na zona oeste da ilha de Vitória. O barro é retirado e transportado para Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

As artesãs separam os pedaços que serão utilizados para a fabricação da panela, modelam o barro com água e preparam uma quantidade de massa para produzir cada peça. Todo o processo de modelagem é feito a mão com uma técnica que é passada por gerações.

Depois colocam a panela para secar por dias até desidratar, saindo toda água e as peças recebem polimento com seixos de rio antes de irem para queima.

O processo de queima é feito ao ar livre, coloca-se lenha as panelas e cobre-se com mais lenha e fogo, quando as peças atingirem uma cor avermelhada com o fogo, as peças são retiradas e açoitadas com o tanino, por  vassourinha do campo, que é arbusto da região, produto obtido da casca da árvore do mangue, que a tingirá de preto.

Quando for usar pela primeira vez use duas colheres de óleo de cozinha para untar toda a parte interna da panela. Leve-a ao fogo e deixe queimar todo óleo. Deixe a panela esfriar e lave-a.

Depois de preparar seu prato, Lave a panela com detergente neutro ou sabão de coco com o lado macio da esponja. Para evitar odores, depois de lavar, é aconselhável ferver com água.

PRAIA CAMBURI, ONDE O ESPORTE ACONTECE

Me hospedei com marido e filho no mesmo hotel de 2013, Hotel Aruan, categoria 3*, porém hotel antigo, que necessita de uma boa pintura, renovada nos moveis do quarto, mas nada que atrapalhasse nossa hospedagem, ainda mais porque fomos com intuito de passear o dia inteiro e usar o hotel para dormir, tirar aquela soneca pós praia e ter um café da manhã (por sinal muito bom, considerando o preço da diária). Devo ressaltar também que a equipe é muito prestativa, fui atendida em todos meus pedidos. Inclusive era Check-In e Check-On às 12h. Eles deixaram eu fazer o Check-In as 10h e o Check-On as 14h. São esses mimos que fazem a diferença na minha opinião. O ponto forte deste hotel é a localização, fica na Praia Camburi, em plena Avenida Dante Micheline, 1497 - Praia Camburi/Vitória. Pegamos um quarto de vista para o mar, e principalmente com vista para uma população que tem por hábito fazer caminhada ou correr no calçadão, outros andam de bicicleta, patins, skate, enquanto isso há em diversos pontos da Praia de Camburi pequenos grupos de 6 a 10 pessoas na areia fazendo circuito, outros jogando futebol e volei na areia. No sabádo dia 11 de janeiro essa movimentação saudável foi o dia todo e a noite teve banda com música, no domingo 12 de janeiro a prefeitura fechou uma pista de automoveis e assim aumentou o espaço para pratica de exercicios ao ar livre, já na segunda dia 13 de janeiro, dia que a população trabalha, o dia foi tranquilo com poucas pessoas andando pela praia ou calçadão, acho que se via mais, era nós turistas. Mas quando entardeceu, fiquei maravilhada! As pessoas após as 17h até +ou- 22h deixaram a praia movimentada com grupo fazendo circuito, jogando futebol, e no calçadão as pessoas andavam, corriam, se exercitava de diversas maneiras. Muitos vestidos com roupa de ginástica e tênis.

PARQUE PEDRA DA CEBOLA (REPETECO)

Eu já conhecia, mas resolvi voltar pelo meu marido e filho, é sempre bom compartilhar lugares bonitas com quem amamos. Em resumo é um parque onde pode-se jogar futebol, andar de bicicleta, levar as crianças ao Play Groud, namorar (educadamente kkk), fazer um piquinique (olha que delicia!), tirar muitas fotos. Neste parque rochoso, há uma pedra que com a ação natural do tempo foi se esculpindo em forma de Cebola, por isso esse nome.

Se quiser saber mais sobre Vitória, leia também Vitória 2012 e 2013. Beijinhos à todos.