MARROCOS NOV/2013

 "CIDADES IMPERIAIS"

Casablanca  - Após embarque em São Paulo, levamos em média 08h30 de voo direto. Este foi o 2º voo da Royal Air Maroc, em 11/Nov/2013. A partir de Dezembro o Brasil contará com voos diretos para Casablanca, 03 vezes por semana, aos Domingos, Terças e Quintas.

Chegada ao Aeroporto Mohammed V - Casablanca, foi muito interessante eu não entendia nada, eu seguia o fluxo de Brasileiros e fiquei muito atenta, porque se eu me perdesse, estaria encrencada, pois estava em um país que a língua oficial é o Árabe e o Francês e pense numa Brasileira que fala apenas Português e entende um pouquinho de Espanhol, kkk, essa sou eu. Meu olhar atento, garantiu que eu passasse pela policia federal, trocasse  Euros por dirham e localizasse minha mala e ainda seguindo o fluxo de Brasileiros, sai na sala de desembarque e mantive meus ouvidos atentos ao chamada do receptivo. Como foi um fretamento do Brasil nos fomos divididos em 5 ônibus que seguiram para os Hoteis em Casablanca. Até nosso guia estava com dificuldade em nos entender, afinal era um marroquino falando um portunhol e com dificuldades em pronunciar nomes e sobrenomes do grupo.

Então uma Brasileira pegou a lista e fez a chamada básica no ônibus de número 04, carinhosamente chamado por nós Família Mustaplá, em carinho ao nosso guia, Sr Mustaplá. E ali começei a conhecer meus parceiros de aventura, ou seja a minha família Mustapha por 11 dias. Chegamos ao Hotel Suisse e após o check in, fui para o jantar. Como era um buffet me servi por intuição, pois não entendia nada, nem sei que carne comi, mas estava tudo muito saboroso. Aliás Marrocos possui uma culinária  bem condimentada, mas tudo na medida certa, uma delicia.

EUROS POR DIRHAM - valor aproximado para ter noção de quanto valia meus Euros na e o calculo foi facil. Cada 1 euro equivale a 10 dirhans.

       Tabelinha básica

      DIRHAM - EUROS

 10 DIRHANS   -  1 EURO

 20 DIRHANS   -  2 EUROS

 30 DIRHANS   -  3 EUROS

100 DIRHANS  - 10 EUROS

200 DIRHANS  - 20 EUROS

Informações Úteis

Documentos: - Passaporte com validade mínima de 06 meses a contar da data da viagem.

Sáude: - Não é exigida nenhuma vacina. É aconselhavel  beber sempre água engarrafada.

Tempos de vôo: - Aproximadamente 08h30

Fuso horário: Marrocos está 2 horas a mais que Brasil

Língua oficial:- Árabe. na maioria das cidades do norte, fala-se francês e/ou espanhol.

Clima:- Variável. A norte, o clima é mediterrâneo , a oeste é Atlântico e sahariano a sul.

Corrente Elétrica:- 220V.

 

Usar roupas confortaveis, mas Evitar decotes, minis saias, shorts ou seja é um país mulçumano e devemos respeitar a cultura. Se quiser tirar fotografias com alguem, lembre-se de pedir permissão e se for uma pessoa que vive das fotos tiradas com o turista, sempre dê alguns Dirhams, 

eu particularmente dei 5 dirhams para tirar fotos com serpente, macaco, etc.

 

Hotel Suisse Casablanca

Proxima ao Shopping Casablanca morocco, quarto acochegante, bom jantar e café da manhã.

 

 CASABLANCA E A MESQUITA HASSAN II

Casablanca é o coração industrial e comercial do Marrocos é mais popular no quesito compras do que no quesito religioso. O que a cidade tem para oferecer é a sua linda arquitetura dos prédios. É uma cidade totalmente diferente da exótica cidade turística de Marrakech e Fez.

 

 A Grande Mesquita Hassan II  é uma das maravilhas de Casablanca, pode ser observados a partir de todos os pontos da cidade, sendo o maior templo muçulmano da Terra e o segundo maior em tamanho e capacidade, é uma das poucas mesquitas do mundo, que dá acesso a turistas não-muçulmanos . ( mediante o pagamento de 120 dirhans . Visita guiada). Tem capacidade estimada de mais de 100.000 religiosos. A Mesquita é um local de reza para os seguidores do islã.

 O minarete mais alto do mundo é o da Mesquita Hassan II, e à noite, um laser mostra a direção de Meca, e pode ser vista de vários quilômetros em torno de projetos.

O que é um Minarete?

É um elemento comum às mesquitas, é uma torre alta geralmente situada num dos cantos da estrutura da mesquita. O Minarete tem altura superior às casas que o rodeiam e tem a função de fazer chegar mais facilmente aos fiéis a voz os chama para as cinco orações diárias.

 

 

 

 

 

MARRAKECH "A CIDADE VERMELHO OCRE"

Marrakech é a segunda maior cidade do Marrocos, após Casablanca. É uma cidade linda, exótica, é tudo o que eu imaginei e mais um pouco. Começando pela cor das casas e comércio, conhecida como a "cidade vermelha ou cidade ocre”.  A tinta é proveniente de um terreno específico da região, por isso o vermelho ou ocre em suas construções.

 

 MARRAKECH

Possui o maior e atraente mercado tradicional do país, o Souks, que é muito gostoso negociar, pois em geral, o preço do vendedor é sempre muito mais alto que seu valor real, tudo isso para ter o gostinho de negociar. Barganhar preço é tradição, é cultural e se a gente entrar na brincadeira é muito prazeroso. Eu amei negociar. Cheguei a comprar 4 peças pelo preço inicial de uma. Os comerciantes te dão um preço, você diz que ta caro, que não quer e logo eles abaixam um pouco, daí você tem que continuar irredutível, achando caro e até ameaçar sair da loja. Daí vem a pergunta: Quanto vale? ou quanto você quer pagar? Daí você diz um valor bem abaixo e continua o joguinho sim, não, sim, não, até fechar um preço justo para ambas as partes. Na minha viagem a Marrakesh teve gente que disse não gostar e não saber, entrar nesse joguinho comercial, eu particularmente, entrei de cabeça e gostei tanto, que trouxe 17 quilos a mais na mala, quase paguei excesso de bagagem, literalmente fui a loucura.

MARRAKECH E A PRAÇA DJEMAA EL FNA

É uma das praças mais movimentadas da África, que é um teatro a céu aberto, ande sempre com trocado nos bolsos, você notará que pedir gorjetas, por qualquer coisa é uma prática comum.  Principalmente na Praça Djemaa el Fna, que abriga acrobatas, vendedores de água, dançarinos, músicos e barracas de comida.  

MARROCOS - Mulher Viajando Sozinha

Quanto à mulher viajando sozinha: Li alguns relatos, sobre vestimentas e cantadas. 1º-  segui direito a regra de me vestir de maneira confortável, porém usando calças mais largas, saias compridas e camisetas com mangas e sempre procurei carregar um lenço para qualquer eventualidade, jogar o lenço nos ombros ou cabeça. Ouvi também que era para evitar contato visual. Então como tenho hábito de encarar “olho no olho”, andei sempre de óculos escuro. Se alguém falou alguma gracinha, sinceramente não percebi, 1º porque não estava ligada em cantadas, fui TURISTAR e não PAQUERAR, já tenho meu BENHÊ aqui em casa! Depois não entendo Árabe e Francês. Única coisa que ouvi foi ”YOU ARE BEAUTIFUL”, e respondi prontamente “THANK YOU”. Pra mim foi tranquilo, também vamos combinar que não sou uma jovenzinha né!

 

HOTEL ATLAS ASNI MARRAKECH

É um Hotel 4*, com boa localização, de fácil acesso a vários  locais da cidade. Dentro do hotel possui loja de roupas, souvernier, massagem, barzinho, piscina com música ao vivo e 2 restaurantes. Quarto com ótimo tamanho, buffet de café da manhã e jantar ótimo com cardápio e muito saboroso.

MARRAKECH BUS TOUR

Tem pessoas que não curti esse tipo de passeio, mas eu acho um meio rápido e até econômico de ter uma noção geral da cidade e depois com calma voltar aos locais de maior interesse. O Marrakech Bus Tour, possui 2 andares, fone de ouvido em 8 idiomas (entre eles o português de Portugal). Tempo de uso 24h, preço 145 dirhams. Em Marrakech existe 2 linhas uma central e outra oasis.

MESQUITA KOUTOUBIA MARRAKECH

Está localizado em frente à praça Jemaa el- Fna, declarada um patrimônio. É considerada uma obra-prima da arte islâmica . O minarete no alto da torre da mesquita, chama os fiéis à oração. É a maior mesquita de Marrakech. Seu nome significa, "Mesquita dos Livreiros," é devido às inúmeras barracas de livro que o rodeiavam no passado. Como em todas as outras mesquitas na cidade, a entrada a seu interior é proibida aos não-muçulmanos . E a qualquer hora do dia, encontra-se muitas pessoas em torno da Mesquita, na rua ou em seus jardins.

 

PALÁCIO BAHIA MARRAKECH

É uma das obras mais importantes de Marrakech. Foi construído no final do século XIX, com o objetivo de ser o palácio mais impressionante de todos os tempos. A construção do palácio levou mais de uma década. O edifício é composto por pátios, salões e jardins internos, onde se destaca o fino trabalho de decoração muçulmano em azulejos e mosaicos.

MARRAKECH, TÚMULOS SAADIANOS

Um espaçoso pátio com arbustos e túmulos decorados com azulejos coloridos,estão enterrados os corpos de guerreiros e servidores da dinastia saadiana, na sala de orações, se encontra inúmeros túmulos; sala das doze colunas é decorada com materiais, como mármore de Carrara, na qual repousam os corpos de Ahmed Al-Mansur, do seu filho e do seu neto.

 

IFRANE OU SUIÇA MARROQUINA

Saímos de Marrakech, rumo a fès, passamos em várias cidades e paramos para fotografar. Mas uma em especial chamou a atenção de todo o grupo, pela sua beleza e principalmente pela magia de sairmos de Marrakech com um calor que chegava a uns 30 graus em pleno inverno e depararmos com neve e estação de ski, paramos para fotos e café, mas muitos  do grupo aproveitou para fazer bolas de neve e jogar nos demais. Vi pessoas encantadas e que nunca haviam visto neve, dizendo o quanto era fantástico poder contar que o 1º contato com a neve foi em Marrocos. Não é a toa que Marrocos é exótico!

FEZ E SUA MAGIA PRÓPRIA 

É a cidade onde esta localizada a mais antiga Universidade de Karueein e também a mais antiga Mesquita de África, a Mesquita Karueein, construída em 810.

A cidade foi retratada na telenovela Brasileira, "O Clone" e exibida pela Rede Globo entre 1 de outubro de 2001 à 14 de junho de 2002.

 

CURTUMES EM FEZ

É imperdível, uma visita ao local onde são os curtumes. Processo de curtir couros, onde se trabalham as peles para depois terem diferentes utilizações. Os curtumes de Fez são os mais conhecidos em Marrocos e parece uma colmeia cavada na pedra, com vários buracos onde é dado o tratamento líquido às peles. Que ficam de molho cerca de quatro dias. O cheiro é muito intenso e quem visita pela primeira vez, sente um odor difícil de aguentar. Por isso, dão raminhos de hortelã para colocar à frente do nariz, para amenizar o forte odor dos couros em tratamento.

FEZ E SEUS VÁRIOS ARTESANATOS

Como couro, linho, cerâmica e outros. Em FEZ é possivel ver como é produzido passo a passo de uma telelagem, ou ainda a cerâmica do barro até tornar-se uma peça lindissima. Em FEZ é possível comprar um sapato que acabou de ser produzido manualmente.

 

HOTEL MENZEH ZALAGH FEZ 5*

Hall lindo com bela decoração e belos objetos marroquinos, de todos os hotéis que passei em Marrocos esse foi o com decoração mais típica, um charme. O restaurante apesar de grande fica a desejar em seu atendimento, a impressão que tive é que não estavam preparados para atender um número tão grande de Brasileiros, além da dificuldade de ambas as partes em se comunicar, afinal a lingua do país é o  ÁRABE e o FRANCÊS. 

 

 

RABAT

É a capital do Marrocos, é muito diferente de Marrakesh, Casablanca e Fez.  É uma cidade organizada e calma. É a residência oficial do rei Mohammed VI, o centro político do país e a sede das embaixadas. Em RABAT fica o Mausoléu Real, construído na década de 70 e com 200 colunas em estilo romano e onde estão enterrados o Rei Mohammed V (1909-1961) e seus dois filhos.

 

 

HOTEL IMPERIAL CASABLANCA 4*

Ótima localização no centro da cidade, decoração sofisticada atendimento impecável. Restaurante organizado, comida maravilhosa. Funcionários atentos para nos atender bem e com agilidade e elegância. Hotel novo e pequeno. Um 4* nivel 5*, atendimento estilo Francês. Eu super recomendo.

 

CURIOSIDADES MARROCOS 

- Homens andam de mãos dadas e se cumprimento com beijo.

- Os marroquinos tem o hábito de beber chá verde com hortelã e açúcar antes e depois da refeição.

- Mulheres não entram em bares, mas os bares também não servem bebidas alcoolicas, nos bares se vê muitos homens  fumando e tomando chá.

- Não vendem bebida alcoolica dentro da Medina! Apenas em alguns restaurantes e nos hoteis (ambientes internacionais) para servirem os turistas.

- As mulheres já conquistaram seu direito de voto e recentemente ao do divórcio.

- Marrocos tem um rei como chefe de governo.

- A capital do Marrocos é Rabat e a cidade mais populosa é Casablanca.

- A língua oficial do país é o árabe. Nas ruas ouve-se o darijá, ou árabe marroquino (na verdade, uma mistura de árabe com algumas palavras em francês e Espanhol).

- A universidade mais antiga do mundo não é Européia e sim marroquina. A universidade mais antiga é a Karueein, no Marrocos, fundada em 859.

- O tamanho da porta representa a riqueza da família. No interior de grandes portas existem palácios exuberantes.

- 98% da população são islâmicos, e por mais rígidas que sejam as tradicições, Marrocos é um país sem preconceitos, existe uma única igreja católica em Marrakech   que foi construida dentro da Medina bem em frente a Mesquita e ela é respeitada e continua em funcionamento.

- Modo de vestir das mulheres marroquinas, com djelaba, com lenço, sem lenço, ou com o rosto tampado. Isso varia de acordo com o local onde mora e com a idade.

- Assim como em muitos países árabes, será difícil você cruzar com um cão nas ruas marroquinas. Não são muitos os marroquinos que criam cães. O cão é um considerado um animal impuro no islamismo.

- Os gatos não são impuros e pode se misturar com as pessoas. Se vê muitos gatos em Marrocos, com aparência de bem tratados pela população.

- A palmeira é uma planta muito representativa para o povo marroquino, pois desta planta se consegue aproveitar tudo, e a tradição vem também do seu nome cientifico Phoenis que tem a semelhança com o pássaro que ressurgiu das cinzas! Tem palmeiras para todos os lados. Existe até FALSA PALMEIRA, com o objetivo de camuflar antenas de celular, embelezando a cidade.

- O jejum no mês de Ramadan, consiste no ato de abster-se, desde o raiar da aurora (oração da alvorada) até o pôr-do-sol (oração do crepúsculo), da ingestão de qualquer espécie de alimentos e bebidas, assim como fumar e manter relações sexuais. Este período pode ser maior ou menor, de acordo com o calendário lunar, que é móvel. O jejum é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental. A gestante e a lactante, a mulher menstruada ou em resguardo pós-parto e os enfermos ou em viagem estão isentos do jejum, devendo repor os dias não jejuados após o término do período que o impossibilita de jejuar.

 

Pratos Tradicionais de Marrocos

 Couscous, feito de grãos de sêmola cozidos a vapor. Talvez o prato mais conhecido da gastronomia marroquina. Normalmente às 6ªas feiras come-se o “couscous”, é uma tradição.

Tajine, um guisado feito num recipiente de barro com a forma de um cone que deu nome ao prato. Cozido por horas em fogo lento. Existem inúmeras variedades como: carne, legumes ou peixe, sempre temperada com muitas especiarias.

Harira, a sopa que é tão apreciada para iniciar as refeições.

 

Informações ouvidas durante viagem ao MARROCOS, depois conferidas e extraídas do google.

 

Marrocos é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito democraticamente, mas que tem um rei como chefe de governo.



 

Em 2004, de acordo com o que diz o link:
https://www.emb-marrocos.pt/textos/marrocos-em-movimento/direitos-das-mulheres_33.html

- Em 2004, Marrocos iniciou uma reforma admirável do seu código de família (Moudawana), tornando-se o segundo país no mundo árabe, após a Tunísia, a adoptar medidas igualitárias para as mulheres.
- Por iniciativa de um fortíssimo movimento popular, que contou com o apoio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, as mulheres ganharam mais igualdade, em particular no direito de casar sem o consentimento de um parente do sexo masculino, podendo mesmo iniciar um processo de divórcio por sua iniciativa. - - Entre os avanços registados está a limitação da poligamia e a eliminação do repúdio sem causa (apesar de ambas poderem ser aceites pelos juízes em casos excepcionais). Também se elevou a idade da mulher para contrair matrimónio de 15 para 18 anos, igualando-a à do homem.
- O novo código outorga também poderes aos juízes para aceitar a petição de divórcio emitida pela mulher.
- Quanto aos direitos da criança, a Mudawana reconhece a filiação dos nascidos de mãe solteira e a possibilidade de tutela materna em caso de divórcio.

Em 03/12/13 - Reformas no Marrocos
Sob pressão, rei Mohamed IV faz reformas e dá mais poderes ao Parlamento, mas mantém-se como líder, leia mais clicando no link abaixo:

https://topicos.estadao.com.br/marrocos