CANHONAÇO- INESQUECÍVEL

Uma fortaleza construída pelo Rei Carlos III da Espanha, no século XVIII, para defender a ilha de CUBA que estava sobre domínio da ESPANHA. Serviu também como prisão. Local construído em pedra.

A cerimônia representa o que acontecia na época, com entrada da guarda, relato da história, tochas iluminando a passagem de toda a tropa e às 21h em ponto o canhão é acionado. No local uma carruagem é guiada por um cocheiro tipicamente vestido.

A fortaleza é imensa e também é um museu de armas e fotos da época.

 Tem também um restaurante e feirinha de artesanato.

Segundo informações a cerimônia é realizada 3 vezes ao dia, sendo:

Ás 9h,  às 12h e às 21h

PREÇO – 8,00 CUC por pessoa

 

 

MUSEU DA REVOLUÇÃO

É um dos museus mais importantes, porque retrata a história e os acontecimentos que deram a Cuba a forma que tem hoje. O edifício também é importante por ter sido o palácio presidencial utilizado por diversos presidentes. Em recortes de jornais, muitas fotografias e falas dos revolucionários as salas explicam a história da revolução cubana e a tomada de Fidel frente aos americanos.

PREÇO POR PESSOA

6,00 CUC

2,00 CUC para poder fotografar

PRAÇA DA REVOLUÇÃO

Local de grande importância histórica. Situada na parte moderna da cidade, a praça é um palco de grandes manifestações populares. No centro da praça há uma imensa torre com mirante, de onde é possível avistar parte da região e do mar do Caribe, além do prédio que exibe em sua fachada uma face estilizada do famoso guerrilheiro Che Guevara, contendo a inscrição "Hasta la Victoria Siempre". Em Cuba é chamada de Plaza de la Revolución.

 

 

MEMORIAL JOSÉ MARTÍ

O Memorial José Martí é um monumento dedicado a José Martí, o herói nacional cubano, poeta e revolucionário da independência, com manuscritos, retratos e uma estátua sua de 17 metros de altura. O elevador leva os visitantes ao alto da torre de 129 m - a mais alta estrutura de Cuba, localizado ao norte da Plaza de la Revolución na cidade de Havana.

PREÇO POR PESSOA

6,00 CUC

1,00 CUC para fotografar

 

 

 

 

CUC - ENTENDA COMO COTAR

1º - é importante saber que no BRASIL, não conseguimos fazer o câmbio de REAIS para CUC.

Temos que cambiar Reais por Euros e ao chegar em CUBA, troca-se um pouco no aeroporto para os 1ºs gastos e vai trocando nos Hoteis ou em casa de câmbio.

 2º - li muito sobre o assunto e o que dizem é que não é interessante levar DOLAR, porque ao trocar o DOLAR pelo CUC paga-se uma taxa alta.

 3º - em CUBA existem duas moedas o CUC moeda usada pelo turista e o PESO CUBANO usado pela população e 1,00 CUC equivale a 24 pesos cubanos, o dinheiro da população vale muito pouco, então qualquer gorjeta dada em CUC, mesmo as moedinhas são aceitas com muito gosto pelo povo Cubano. 1,00 CUC equivale a 2,29 REAIS. Mas para facilitar o cálculo basta pensar na hora que o CUC é 2 vezes nosso real, ou seja tudo que se compra em CUC multiplique por 2 e saberá quanto esta pagando aproximadamente. Digo aproximadamente porque é um pouquinho mais. Segue tabela como exemplo do valor do CUC para o REAL:

  CUC    BRL

0.50   =   1.15

1.00   =   2.29

2.00   =   4.58

5.00   =   11.46

10.00  =  22.91

20.00   =  45.83

50.00  = 114.57

 

Quanto levar a Havana – CUBA

Esta é uma pergunta frequente, eu me peguei na dúvida de quanto levar, pois não queria estar com muito dinheiro. Pois existe risco de furto ou risco de perda. Eu mesma já deixei dinheiro e RG, cair no abre e fecha compulsivamente da minha bolsa. Como levei em EURO, fui bem exagerada levei 100 euros por dia = +ou- a R$300,00 para uma pessoa. Na verdade gastei os 100 euros por dia para duas pessoas, isso para comer bem, pagar taxi, entrada em Museus, artesanatos, Rons, cremes hidratantes e perfumes Cubanos. Traduzindo para o meu tipo de gasto 50 euros ou R$150,00 por pessoa dá para viver muito bem em Havana, como turista que faz gastos.

 

 

HINO NACIONAL DE CUBA

LETRA E MÚSICA: Pedro (Perucho) Figueredo Cisneros ANO: 1868

Letra original del Himno Nacional de Cuba

I
Al combate corred bayameses,
que la patria os contempla orgullosa.
No temáis una muerte gloriosa
que morir por la patria ¡es vivir!
II
En cadenas vivir, es vivir.
En afrenta y oprobio sumido.
Del clarín escuchad el sonido,
a las armas valientes corred!
III
No temáis los feroces Iberos.
Son cobardes cual todo Tirano
No resisten al bravo Cubano
Para siempre su imperio cayó!
IV
¡Cuba libre! Ya España murió
Su poder y su orgullo ¿do es ido?
¡del clarín escuchad el sonido!
¡¡A las armas!! valientes, corred!
V
Contemplad nuestras huestes triunfantes
contemplalos a ellos caídos,
por cobardes se fueron vencidos
por valientes sabemos triunfar!
VI
¡Cuba libre! Podemos gritar
del cañón al terrible estampido,
¡del clarín escuchad el sonido!
¡¡A las armas!! valientes, corred!

Letra actual del Himno Nacional de Cuba

I
Al combate corred bayameses,
que la patria os contempla orgullosa.
No temáis una muerte gloriosa
que morir por la patria ¡es vivir!
II
En cadenas vivir, es vivir.
En afrenta y oprobio sumido.
Del clarín escuchad el sonido,
a las armas valientes corred!

 

La Bodeguita del Medio

O bar serve coquetel com grande estilo, em meio a autógrafos em suas paredes, com direito a assinatura de Fidel Castro. Fica em Havana Velha. O MOJITO mais famoso é feito no bar LA BODEGUITA por 5,00 CUC. E vale ressaltar que é bar e restaurante e com boa música Cubana ao vivo.

Se não quiser gastar muito vale passar tomar uma cola e curtir o ambiente, boa música e fotografar.