Espanha x Portugal - junho/22

Depois de 2 anos e meio dentro de casa,estavámos loucos por uma mega viagem e por isso encaramos pela primeira vez 28 dias de andança.
Foi uma passagem promocional R$2.900,00 indo para Madrid, depois para Lisboa  que só dava direito a uma mala de 10 kilos e uma mochila/bolsa que a medida fosse no maximo 85cm e coubesse embaixo do banco, isso parecia ser o bicho-papão da nossa viagem. Passar 28 dias com uma mala de cabine, de inicio a idéia era pagar pelo despacho de uma mala, porém pasmem ficaria 100 euros ou seja mais 600 reais. Desistimos e por sorte nossa viagem foi no verão e sem casacos.

PLANEJAMENTO DA VIAGEM

Em dez/21 compramos o aereo para 4 pessoas, depois era decidir quais  seriam as cidades bases, ou seja as cidades onde iríamos nos hospedar, sendo que nosso voo era São Paulo a Madrid, sendo 12 dias de Espanha e seguirámos para Lisboa e ficaríamos mais 16 dias em Portugal.  A partir daí foi escolher as cidades base e calcular distancia, meios de transporte e hospedagem.

Na Espanha decidimos nos hospedar em Cuenca e Madrid e em Portugal foi Setubal, Lagos, Porto, Aveiro e Lisboa. A viagem foi de 02 a 28 de junho 2022

CUENCA

Chegamos em Madrid e fomos de uber até a estação ATOCHA e lá pegamos o trem rápido AVE por 36 euro e 1h40 para Cuenca.

Cuenca é uma cidade pequena ficamos 4  dias, mas 2 eram suficiente. Na verdade nossa intenção era explorar a cidade em 2 ou 3 dias e irmos conhecer alguma cidade vizinha, porem ao irmos a estação de trem e a rodoviária descobrimos que no final de semana NADA funcionava. Daí fomos tentar alugar um carro, mas estavam todos alugados. Ai relaxamos e curtimos mais um pouco a cidade de cabo a rabo. A cidade é toda em um penhasco. É uma cidade Centenária e Patrimonio da Humanidade. Em Cuenca existe umas casas chamadas de casas colgadas, que nada mais é, que casas suspensas construídas na rocha.

Indo de Cuenca a Madrid, na estação de trem tinha a opção de comprar bilhetes  na máquina, pois não tinha atendente, então optamos por comprar pelo site www.thetraiinline.com, como não tínhamos pressa comprei trem da renfe por menos da metade do preço 15,35 euros e 3h30

MADRID

Cidade viva, alegre, que nao dorme  a noite é longa, agitada, misto do antigo com o moderno. Escolhemos ficar em um Hostel super simples, porém em uma localização perfeita e a 300m do metro Puerta del Sol. Fizemos o Hop On Hop Off onde pudemos em 2 dias ter uma noção geral da cidade e optamos por fazer muita caminhada, em vez de entrarmos em museus pagos,nós andávamos e iamos conhecendo a cidade. Também fomos apreciar um Show Flamenco, achei a dança interessante, mas achei a música chata (opinão minha apenas).

Refeição tomavámos café da manhã na rua pagando por volta de 2,70 euros em um café com leite, pão com manteiga ou alguns euros a mais se quiséssemos, suco, fruta, etc. Depois enquanto passeavámos iamos tomando uma cerveja gelada aqui, comendo algo tipico ali ou algo gostoso que comprávamos em mercados.  Almoçavámos na rua pagando em torno de 15 a 18 euros em um prato executivo com uma bebida e uma sobremesa. A noite optamos

por fatia de pizza na rua, ou caixinha de yakissoba ou vinho do mercado com queijo brie e geleia, dando em torno de 5 euros. A grosso modo se você viajar com hospegagem paga, passeios comprados fizer apenas uma refeição em restaurante e optar por comidas (que são boas e gostosas de mercado), café da manhã basico na rua ou na hospedagem e petiscos que der vontade durante o dia, mas transporte publico como metro, trem,onibus ao final do dia um gasto de aproximadamente 35 euros.

Fizemos 3 bate e volta a partir de Madrid para cidades lindas e próximas. Toledo, Segóvia e Ávila.

Toledo está a 70km de Madrid e dá para ir de trem rápido +- 30 minutos pagando 15 euros, saindo da estação Puerta de Atocha, de onibus levando de 1h a 1h30 e pagando 5,50 euros e sai da Plaza Elíptica, carro alugado ou com agencia. Optamos pelo mais economico e fomos de onibus e foi bem tranquilo chegamos na estação de autobuses em Toledo e a partir dai foi caminhada morro acima e admirando uma arquitetura milenar, descobrindo coisas e cantinhos, saboreando alguma guloseima. Fizemos um city tour de trenzinho  de 6 euros por 40 minutos, que eu recomendo muito, pois as pernas não dão conta de ir em todos os lugares. Saímos da Praça principal ao pé do Alcazar e demos uma volta completa pelo lado exterior da Muralha, parando em mirante para fotos.  Ótimo passeio e custo benefício.

Segóvia está a 96km e dá para ir de trem, onibus, carro ou agencia. De trem é o modo mais rápido de ir de Madrid a Segóvia apenas 27 minutos por aproximadamente 15 Euros. (Lembrando: que os preços variam dependendo do horarios  e do tempo de trajeto) e saem da Estação Chamartin. Mas fomos de onibus por 5 euros e 1h30 de estrada e saímos do terminal Moncloa. Segovia  é lindissima e minha cidade preferida no quesito bate e volta. Ao chegar já somos surpreendidos por um extenso, lindo e histórico Aqueduto, um verdadeiro cartão postal de boas vindas. A cidade é cercada por muralhas e cheia de ruazinhas, então mais uma vez resolvemos explorar tudo a pé , olhando , admirando, fotografando, descobrindo.

Ávila está a 110km e dá pra ir de trem, onibus, carro. De  trem tem a opção que sai da estação Príncipe Pío, leva 1h30, e que o deixa na estação de trem de Ávila  por  13 euros. Outra opção  é pegar um dos 4 trens diários que partem da Estação Chamartín e deixá-lo na estação de trem da cidade em cerca de 2 horas por 9 euros. O ônibus é a maneira mais rápida e barata de chegar a Ávila  levando 1h20  por 8 euros e o ônibus  parte aproximadamente a cada 2 horas da Estação Rodoviária Méndez Alvaro Sul. Chegando a Ávila tem uma caminhada de uns 15 min da estação rodoviária até a parte histórica, a cidade Amuralhada.  Onde exploramos tudo a pé entrando em ruazinhas.

Indo de Madrid para Lisboa

Depois de 12 dias explorando a Espanha chegou a hora de seguirmos para Portugal, nosso voo foi tranquilo. Quando compramos a passagem aerea em 2021 era voo de SP  a Madrid, depois de Madrid a Lisboa e por fim Lisboa a SP. Como seriam 16 dias em Portugal pesquisamos quais cidades queríamos nos hospedar, quantos dias seriam necessarios em cada uma. A partir daí era montar um roteiro onde a gente conseguisse ir de uma cidade a outra arrastando nossa malinha de 10k sempre de transporte publico e nos hospedando pelo melhor custo/beneficio, que para nós era hospedagem simples sem luxo, porem limpo e bem localizado. Localização era primordial, por termos decidido que usaríamos apenas transporte publico.